Ah vasto mundo, mundo vasto. Pequeno as vezes. Tao pequeno que cabe nas esferas do preconceito, da fofoca e do julgamento, ou melhor pre-julgamento.
Acredito que injustica e uma coisa que doi em todo mundo. Ser punido e ruim, agora ser punido por uma coisa que voce nao cometeu e muito, mas muito ruim.
Sendo uma brasileira em Londres, ja vi e sofri uma serie de discriminacoes, mas nunca me acostumei com elas.
Como brasileira ja me pediram para sambar; ja me perguntaram se eu tinha macaco no jardim; se as mulheres andavam peladas na praia. Come on! Na Inglaterra topless e coisa corriqueria, ja no Brasil e uma polemica que rendeu a prisao deRosemari Moura Costa e de seu marido, porque ela tomava sol de topless e porque ele a defendeu no seu direito de desnudar-se, a dois anos atras no Rio.
Entao British people- nao ao falso moralismo por favor! Nao. O Brasil nao e so Floresta, na verdade nunca estive na Amazonia, infelizmente, porque o Brasil e tao grande que a gente nao da conta de conhecer o pais que vive. Nao British people eu nao tenho um macaco no quintal, na verdade so vi macacos no zoologico ate hoje, mas adoraria poder ter um em casa, mas acredito que o IBAMA nao permitiria.
A gente da duro, batalha, enfrenta essas corriqueiras doses de corrupcao, violencia e sim injusticas e discriminacoes no Brasil tambem, por causa da sua cor, porque seu carro faz barulho, porque voce nao usa roupa de griffe, nao pinta o cabelo, nao vai no tal restaurante, nao estudou na tal escola ou nao nasceu com o tal sobrenome. E cada preconceito mais ridiculo que o outro que sou ate incapaz de lista-los apropriadamente. Ate porque preconceito no Brasil e como moda, muda conforme a estacao.
Dai a gente atravessa o oceano, vem conhecer o velho mundo. Vem provar para o povo daqui que brasileiro e gente do bem, que a gente trabalha duro. Que somos esforcados. Especiais ate. Que aprendemos com as durezas do sistema socio-economico Tupiniquim como sobreviver em meio ao caos e ainda achar tempo para dar uma gargalhada, inventar uma piada e fazer todo mundo rir.
Estrangeiro gosta de brasileiro- isso e verdade. Mas cada um no seu lugar e claro"! Quando o brasileiro depois de muito esforco passa de servical a um trabalhador como outro qualquer, a coisa fica mais complicada. Dai nao basta saber falar ingles, entender, escrever direitinho. E preciso perder o sutaque nativo. E preciso falar com a batata na boca, caso contrario corre o risco de nao ser entendida. De sofrer chacotas. De ser alvo quando alguma coisa sai errado. Apontam para voce, dizendo que so pode ter sido um erro de comunicacao.
Isso ja me aconteceu pela segunda vez essa semana no meu trabalho e me irrita muito. Principalmente porque das duas vezes era absolutamente inocente.
Nao tenho, nem nunca tive problema em assumir erros. Pedir desculpas ou pagar o preco dos meus atos. Agora quando na verdade nao tenho nada a ver com o problema e me colocam nele fico muito revoltada.
O pior e que ingles jamais vai olhar no teu olho e dizer. Ele vai espalhar pelos corredores, aos quatro ventos, dizer que voce e incopetente, que isso, que aquilo. Ai um certo dia, outra figurinha covarde vai vir ate voce e dizer- tu ouviu o que a fulana vem dito de ti...
Como hoje de manha publiqui a oracao a Sao Jorge, fico tranquila, pois estou armada com as roupas e as armas de Jorge para que meus inimigos tenha olhos e nao me vejam e que nem em pensamento eles possam me fazer mal.
Sorry British people, tenho a garra e a alma d emeu povo, aprenndi a lingua de voces na luta do dia a dia, sempre trabalhei honestamente e paguei meus impostos, falo duas linguas, quantas linguas voce fala?
WHAT GOES AROUND COMES AROUND.
Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a actividade de um circuito chamado discriminador. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, étnica ou especista.
O direito ao trabalho vem definido na Constituição Federal como um direito social, sendo proibido qualquer tipo de discriminação que tenha por objetivo reduzir ou limitar as oportunidades de acesso e manutenção do emprego.
A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho considera discriminação toda distinção, exclusão ou preferência que tenha por fim alterar a igualdade de oportunidade ou tratamento em matéria de emprego ou profissão. Exclui aquelas diferenças ou preferências fundadas em qualificações exigidas para um determinado emprego.
The word discrimination comes from the Latin discriminare, which means to "distinguish between". However, discrimination, as used in this article, is more than distinction or differentiation; it is action based on prejudice resulting in unfair treatment of other people. To discriminate socially is to make a distinction between people on the basis of class or category without regard to individual merit. Examples of categories on which social discrimination is seen include race, religion, gender, weight, disability, ethnicity, height, employment circumstances, sexual orientation and age.