Friday 14 August 2009

Quando acaba


sssssO amor e fogo que arde sem se ver. Isso, quem disse foi Camoes. Arde sem se ver, entre a materia fisica e a materia de dentro. Arde em despedidas e reencontros. Arde em comecos. Arde ainda mais em finais.

Mas quando um casamento acaba, para onde vai, enfim, os anos de cumplicidade divididos, a amizade formada e as historias escritas a quatro maos? Para onde vai, o mapa tao bem desenhado, de nossas mais inebriantes qualidades aos nossos mais obscenos defeitos? E quem alem do ex, sera capaz de entender, quando comecamos a gritar sem razao alguma, ou prometemos o que nao podemos cumprir, ou quando nao saimos da cama por dias alegando depressao? Quem alem, do velho sapato confortavel, vai aceitar a celulite, a ruguinha que vem escondida atras do riso inocente, o fio descolorido que chega sem ser convidado. Quem alem do ex amor, vai nos conhecer assim, de dentro pra fora sem disfarces ou maquiagem?

Ontem sai para jantar com meu ex- marido. Faziam meses que nao o via. Ainda nervosa, pego as chaves em cima da geladeira e ao fechar atras de mim a porta do meu apartamento, me fiz a seguinte pergunta: qual e a melhor coisa que poderia acontecer nesse jantar? E me vi respondendo pra mim mesma, a paz. Simples assim. Sem esperar nada, a nao ser a paz. E a alegria, de dois adultos, poderem lidar com a separacao, de uma forma tao humana e sensivel. Pois sim, permanecemos bons amigos.

Quando o vi meu coracao deu um pulo. Havia me esquecido do quao importante ele ainda e na minha vida. Havia me esquecido, de quao confortavel e estar na companhia de um velho conhecido. De poder falar dos detalhes, sem ter que explicar a historia inteira, porque ele ja sabe onde comeca. Havia me esquecido do nosso jeito de ser quando estamos juntos. Havia me esquecido do quanto crescemos separados nesse ano que passou. Nao havia reparado no quanto ele emagreceu e de como nao reconheco mais nenhuma camiseta que ele usa.

Por instantes foi como voltar no tempo. E poderia jurar que estavamos jantando em algum lugar de 2004. Noutros instantes desejei sair correndo depressa dali, direto para minha liberdade, quando o vi repetir os mesmos erros. E noutros foi como conhecer alguem pela primeira vez. Terminamos nosso jantar, com um abraco forte, e desejos de sonhos doces. Caminhei pra casa com um sorriso que ha tempos nao via refletir no espelho. Um sorriso, leve. Um sorriso sem exageros. Um sorriso velho de Mona Lisa.

Ai me pergunto, e o amor? Pra onde ele foi? Esse Deus de gloria que nos uniu, e nos fez cometer os mais ilicitos atos. O amor, esse mesmo, que nos fez doar, nosso bem maior- a liberdade. Para onde o amor vai? Por mais que procure, nao encontro mais tamanho amor, escondido por ai, por minhas gavetas, por meus bilhetes antigos ou dobras de livros. O amor pra onde vai, quando um casamento acaba?

Acho que o amor nao vai para parte alguma. Ele permanece sempre dentro de nos. Quando um relacionamento acaba, apenas migramos, as doses de amor que damos. E o amor impresso pelas paginas de um calendario fica nas memorias mais doces. Fica no carinho que nao muda, e naquela vontade que da de viver tudo outra vez. Mas ja nao somos mais os mesmos e a liberdade, essa que nos embala os sonhos do agora, nao esta mais em negociacao. Entao o amor migra. Mas nunca abandona a casa que um dia lhe fez moradia.

Ana Frantz



2 comments:

Anonymous said...

Que amor...
É por aí mesmo...
Bjo amada!

Anonymous said...

sai dessa!!!vc tem potencial pra amar e RECEBER amor. esse velho amor terminou e deixou o que tinha de bom.
deixa este momento (casamento) ter feito parte da sua vida, mas vira a pagina. tem muito mais pra se viver. somos feitos de momentos, e quanto mais intensos e bons,mais valeu a pena. ja e hora de viver no presente e der receber AMOR.

Livros que me acompanham em 2009

  • Notes from my travels- Angelina Jolie
  • THE SHAMANIC WAY OF THE HEART - Chamalu- Luis Espinoza
  • Shooting Butterflies - Marika Cobbold
  • The Global Deal - Climate change and the creation of a new era of progress and prosperity- Nicholas Stern
  • The Penelopiad- Margaret Atwood
  • Discover Atlantis - Diana Cooper
  • Tne Gift - How the creative spirit transform the World - Lewis Hyde
  • My East End: A history of Cockney London- Gilda O'Neil
  • Delta of Venus- Anais Ninn
  • The Little Prince- Antoine de Saint Exupéry *** Apr
  • Doidas e Santas- Martha Medeiros (March)
  • The English Patient by Michael Ondaatje
  • Gilead by Marilynne Robinson - Feb
  • Healing With the Faries by Doreen Virtue (Feb)
  • Montanha Russa- Martha Medeiros (Feb)
  • O codigo da Inteligencia - Augusto Curry - Feb
  • O Ensaio sobre a cegueira - Jose Saramago ( Jan Lendo)

Livros que andaram comigo em 2008

  • Meditacao a primeira e ultima Liberdade by OSHO ( Dec)
  • The English Patient by Michael Ondaatje (Dec Lendo)
  • Harry Potter and the Philosopher's Stone - J.K Rowling (Oct Lendo)
  • The PowerBook - Janette Wintersone (Oct- )
  • A vida que ninguem ve- Eliane Brum (Sep - Lendo)
  • The Birthday Party - Panos Karnezis - (Sep )
  • Ensaio sobre a Lucidez -Jose Saramago (Lendo...)JUN
  • Nearer The Moon -Anais Ninn (Lendo..) JUN
  • Superando o carcere da emocao - Augusto Cury(lendo...) JUN
  • Perdas e Ganhos- Lya Luft Jun(Releitura) Jun
  • A Mulher que escreveu a Biblia - Moacyr Scliar(May) ****
  • The Secret By Rhonda Byrne (May)
  • Time Bites -Doriss Lessing March (lendo...)
  • Life of Pi - Yann Martel (March to May )
  • The Kite Runner -Khaled Hossein /March ****
  • Back when we were geown ups / ANNE TYLER (larguei na metade)
  • O Sonho mais doce - DORIS LESSING /Feb ****
  • The Crimson Petal and the White- MICHAEL FABER / Dec-Jan / ***

Livros que me acompanharam em 2007

  • Burning Bright - TRACY CAVILER
  • Fear of flying - ERICA JOUNG (larguei na 50th pagina)
  • I'll take you there - JOYCE CAROL OATES ***
  • Memorias de minhas putas trsites GABRIEL GARCIA MARQUEZ ***
  • The Siege - HELEN DUNMORE ***
  • A girl with a pearl earing - TRACY CHAVILER ***
  • A year in Province PETER MYLES ( larguei na metade)
  • The mark of the angel- NANCY HUSTON-
  • A bruxa de portobelo - PAULO COELHO -
  • Under the Tuscany Sun - FRANCES MAYA -
  • Sophie's World - JOSTEIN GAARDER *
  • The umberable lightness of being - KUNDERA- **
  • As aventuras da menina ma MARIO VARGAS LOSA - ****

Followers

Nas entrelinhas

About Me

anafrantz@hotmail.co.uk

Lua

CURRENT MOON
p>

FEEDJIT Live Traffic Feed